drawit diagram

Diante da agitação diária em vivemos, nas relações, no trabalho, na família, e principalmente dos pensamentos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física.

O estresse ou o vazio que se sente toma conta de você e tudo a sua volta começa a não fazer mais sentido, e tudo começa a atrapalhar a mente criando situações que dificultam o uso da razão.

Daí, vem os problemas emocionais cujos resultados são bastante conhecidos, tais como: insônia, enxaqueca, dores musculares, discussões por bobagens, negativismo, falta de fé, do prazer, da esperança e principalmente não acreditar em si mesmo, desequilibrando os seus centros de força, desde as pessoas mais jovens até os idosos seja homem ou mulher.

Daí vem a dificuldade que você encontra para encontrar um tempo para investir em si mesmo, para que você possa se desligar de tudo e dedicar um momento só para si, para refletir, para encontrar um pouco de paz e reorganizar sua mente para novos enfrentamentos. Todos nós precisamos de momentos de relaxamento e meditação, porém, alguns não conseguem alcançar estes estados com facilidade, mas com perseverança, é possível através da meditação acalmar os pensamentos, relaxar o corpo, promovendo o equilíbrio corpo e da mente.

Sempre estamos em busca de algo que possa preencher esse vazio interior. Mas na verdade, apenas suas atitudes são capazes de proporcionar a sua transformação interior, você pode até ir em busca do seu “eu”, ou seja, de conhecer a si mesmo. Assim, a meditação é um método para alcançar estes estados de evolução pessoal e até “espiritual”.

Jesus Cristo quando esteve entre nós, foi questionado por um Fariseu:

– Mestre, qual é o maior mandamento da lei?

– Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda vossa alma e de todo vosso espírito; é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Amareis vosso próximo, como a vós mesmos. (Evangelho Segundo Espiritismo)

Conhecer a nós mesmos é uma tarefa muito difícil nos dias de hoje, mas é possível através do simples ato de meditar, de fazer uma verdadeira viagem interior em busca dos sentimentos que irá trazer a paz tanto procurada. Assim, através da reflexão de tudo aquilo observado em seu momento de reflexão, você usará essas reflexões para se melhorar, modificar suas atitudes, de fazer novas conquistas, ser uma nova pessoa, depois, quando você estiver praticando tudo isso, você estará pronto para amar o seu próximo, porque ninguém dá aquilo que não tem, nós vamos dar aquilo que existe dentro de nós.

Meditar é técnica, é prática, é trabalho interior, como solução para enfrentar o dia a dia estressante, e acima de tudo é disciplina. A meditação proporcionará a melhora nossa capacidade mental, melhora o raciocínio, estimula o vigor, melhorando a nossa disposição. nos faz consciente de nossa vida e do meio ambiente.

As formas para se atingir os objetivos vão desde apenas olhar para o vazio, relaxar os músculos do corpo até pronunciar sons específicos (mantras), posições com o corpo (asanas), fazer orações e, ou apenas visualizar situações benéficas (criatividade).

Dessa forma, meditação tornou-se sinônimo de concentração, capacidade de autoanálise, relaxamento do corpo, equilíbrio emocional, oração, magia, auto cura, autoajuda. É libertar-se de nossas vaidades, arrogâncias, medos, de tudo que nos prende, para encontrar o Eu que esta dentro de nós.

O apego aos bens materiais e a necessidade de estar sempre conectado é um dos problemas que mais interfere na prática da meditação. É imprescindível que a pessoa se desconecte de tudo, desligue celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos. Por mais que música relaxe e acalme os nervos deve-se evitar qualquer interferência externa e buscar pelo silêncio em um ambiente agradável da sua casa ou jardim, livre de ruídos e trânsito de pessoas.

A segunda etapa pode ser ainda mais difícil, após desligar os aparelhos deve-se buscar o desligamento de si mesmo, da mente, afastar os pensamentos dos problemas. Isso pode parecer complicado principalmente quando eles até tiram o sono de uma pessoa. Infelizmente não existe um botão de “desliga” no ser humano, por isso esta parte exige mais do que nunca disciplina e treinamento. Não será na primeira, nem segunda tentativa que se irá conseguir, mais com perseverança e foco você, definitivamente, chegará lá.

Não há nada na Terra que não melhore através da espiritualidade e da meditação.

Se você quer simplificar a sua vida, a meditação é a resposta. Se deseja trazer a ela verdadeira satisfação, a meditação é a resposta. Se você quer ter alegria e oferecer alegria ao mundo como um todo, então a meditação é a resposta.

Algumas dicas para conseguir a disciplina são fundamentais, confira as cinco principais abaixo:

Não desista com o fracasso: ao fracassar é comum as pessoas se sentirem desmotivadas e com a intenção de desistir no meio do caminho. Não faça isso, o fracasso é normal e deve ser encarado como um desafio.

Ter em mente os objetivos: saber aquilo que se gosta e quer é imprescindível para as conquistas. Trace seus objetivos e repita-os constantemente para se manter firme.

Dar tempo ao tempo: deixar o imediatismo de lado. Deve-se saber que para alcançar um objetivo é preciso mais que força de vontade, mas também paciência.

Alternativas: saber que existe um mundo de possibilidades e que é sempre possível conseguir aquilo que se almeja de uma forma ou de outra.

Afastar o pessimismo: deixar de lado os pensamentos negativos é fundamental no processo de disciplina, ser otimista sempre ajuda no alcance dos objetivos.

Ao seguir essas dicas as pessoas que as aplicaram se sentiram mais confiantes e dispostas a praticar a meditação de forma profunda.

Compilação: Marcos Barros

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *